Todos somos escritores agora. Se você escreve livros, posts, e-mails, tweets ou mensagens de texto, você é um escritor. Não importa seu meio preferido, aqui seguem algumas dicas para ajudá-lo a escrever eficientemente:
Trate mensagens de texto como prosa
Antes de enviar, leia seu texto: veja a ortografia, conteúdo, pontuação. Pergunte-se: O que estou tentando comunicar? O que eu estou tentando expressar? Seja mais cuidadoso com sua escrita casual e, automaticamente, você se tornará mais cuidados em outros meios.
Palavras são ferramentas
Expanda seu vocabulário para tornar sua escrita mais precisa. Não há necessidade de usar uma palavra de dez dólares quando uma palavra de dez centavos basta, mas ter mais ferramentas à disposição permitirá a você que selecione a ferramente mais apropriada ao trabalho. Porque, às vezes, você precisa de um machado, às vezes você precisa de um bisturi. Então escolha uma palavra nova todos os dias e use -a, pelo menos, 21 vezes em suas conversas com os outros. As palavras mais úteis vão ficar e seu vocabulário vai expandir com o tempo.
Faça isso diariamente
Se quiser melhorar sua escrita, escreva diariamente – torne isso um hábito diário. Escrever é um músculo: se não usar, vai perder. Para mim, a melhor maneira para garantir uma escrita consistente foi começar um blog.
Pontuação. É. Ritmo
Para adicionar variedade, velocidade e cadência à sua escrita, brinque com diferentes pontuações: pontos, vírgulas, travessões, dois pontos, ponto e vírgula. Frases curtas comunicam tensão. Parágrafos longos, por outro lado, ajudam a estabelecer um ritmo franco e apressado – um sentimento de que o ritmo está aumentando à medida que as palavras correm pela página.
Evite pigarros
Blogs, livros e mídias sociais estão poluídos com introduções, digressões solipsistas e bobeiras desnecessárias. Abandone a tolice e esclareça seus pontos. Quando em dúvida, apague seus primeiros dois parágrafos e veja se a escrita melhora.
Não desperdice o tempo do leitor
Nosso tempo e atenção são dois dos recursos mais preciosos. É egoísmo forçar o leitor a gastar quinze minutos lendo algo que você poderia e deveria ter comunicado em 90 segundos. Se quiser ganhar a confiança dos seus leitores, não desperdice o tempo deles.
30% composição, 70% edição
Para cada hora que você gasta escrevendo, gaste três horas editando, moldando seu trabalho em algo mais conciso, mais poderoso – mais bonito. Escrever é, verdadeiramente, reescrever.
Urgência narrativa
Cada sentença deve servir a um propósito: sua primeira sentença deve fazer o leitor querer ler a segunda. A segunda sentença deve impulsionar o leitor para a terceira. Assim por diante até o fim. Se uma sentença não avançar a narrativa – se ela não tornar a escrita mais urgente – então ela deve ser cortada, não importando quão sábia ou preciosa ela for.
Evite usar muitos advérbios
Um sinal certo da escrita amadora é o uso excessivo de advérbios, especialmente advérbios de intensidade. Uma mulher em uma história não é incrivelmente bonita – ela é linda; o céu não é muito azul – é índigo. Encontre as palavras certas e evite usar advérbios como muletas.
Siga as regras e, então, deixe de segui-las
Aprenda as regras para que possa quebrá-las eficazmente.
Leia mais sobre escrita
Não importa seu nível de competência, sempre há espaço para melhorar.
Texto originalmente escrito por Joshua Fields Millburn no site The Minimalists. Traduzido e adaptado pela equipe do Tutano.