A força mental é importante para no dia a dia lidar com os problemas. Muito se fala em resiliência, a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar às mudanças, e numerosos artigos citam as principais características da força mental: tenacidade, perseverança, otimismo e a infalível habilidade de se levantar e seguir em frente.
Entretanto, podemos definir a força mental identificando as coisas que as pessoas mentalmente fortes não fazem. A psicoterapeuta Amy Morin compartilhou no LifeHack uma lista sobre esses fatores. Veja como estes itens são aplicáveis na sua rotina:
1. Desperdiçar tempo sentindo pena de si mesmo
Você não vê as pessoas mentalmente fortes sentindo pena de suas circunstâncias ou se preocupando com o modo como foram destratadas. Eles aprenderam a se responsabilizar por suas ações e resultados e compreendem o fato de que, frequentemente, a vida não é justa. Eles são capazes de emergir de circunstâncias difíceis com gratidão e conscientes das lições aprendidas. Quando uma situação acaba mal, eles respondem com frases do tipo: “Fazer o quê” ou, simplesmente, “Próximo!”. Isso não significa que são acomodadas, mas práticas.
2. Entregar seu poder
Pessoas mentalmente fortes evitam dar, aos outros, o poder de fazê-los sentirem-se mal ou inferiores. Eles entendem que estão no controle de suas ações e emoções. Eles sabem que sua força está em sua capacidade de gerenciar a forma como respondem.
3. Medo de mudança
Pessoas mentalmente fortes abraçam a mudança e aceitam o desafio. Seu maior “medo”, se é que têm um, não é do desconhecido, mas de se tornarem complacentes e indiferentes. Um ambiente de mudança, e até de incerteza, pode energizar uma pessoa mentalmente forte e revelar o seu melhor.
4. Desperdiçar energia em coisas que não podem controlar
Pessoas mentalmente fortes não reclamam (muito) sobre o trânsito parado ou, especialmente, sobre outras pessoas, pois reconhecem que esses fatores estão além do seu controle. Em uma situação ruim, eles sabem que a única coisa que podem sempre controlar é sua resposta e atitude. Por isso, fazem bom uso dessas habilidades.
5. Se preocupar em agradar aos outros
Conhece algum “capacho”? Ou, pelo contrário, pessoas que fazem de tudo para desagradar aos outros como um modo de reforçar uma imagem de força? Nenhuma das duas opções é boa. Uma pessoa mentalmente forte se esforça para ser gentil e justa e agrada aos outros quando for apropriado, mas não tem medo de falar. Eles são capazes de suportar a possibilidade de alguém se sentir chateado e vão contornar a situação, quando possível, com gentileza.
6. Medo de assumir riscos calculados
Uma pessoa mentalmente forte está disposta a assumir riscos calculados. Isso é totalmente diferente de “pular de cabeça” em riscos tolos. Mas, com a força mental, um indivíduo pode pesar os riscos e benefícios completamente e irá avaliar as potenciais desvantagens e, até mesmo, o pior cenário possível antes agir.
7. Viver no passado
Há força em reconhecer o passado e, especialmente, reconhecer as lições aprendidas com experiências passadas. Mas uma pessoa mentalmente forte é capaz de evitar desperdiçar sua energia mental em decepções passadas ou “dias de glória” que se foram. Eles investem a maior parte de sua energia na criação de um presente e futuro ideais.
8. Cometer os mesmos erros repetidamente
Todos sabemos a definição de insanidade, certo? É quando repetimos as mesmas ações enquanto esperamos por um resultado diferente e melhor do que obtivemos antes. Uma pessoa mentalmente forte aceita total responsabilidade pelo comportamento passado e está disposta a aprender com os erros. Uma pesquisa indica que a capacidade de ser auto-reflexivo de forma precisa e produtiva é uma das maiores forças dos executivos e empreendedores bem sucedidos.
9. Invejar o sucesso das outras pessoas
É preciso ter força de caráter para se sentir verdadeiramente feliz e entusiasmado com o sucesso dos outros. Pessoas mentalmente fortes têm essa habilidade. Eles não sentem inveja ou ressentimento quando outros têm sucesso (embora anotem o que o indivíduo fez bem). Eles estão dispostos a trabalhar duro por suas próprias chances de sucesso, sem depender de atalhos.
10. Desistir após fracassar
Todo fracasso é uma oportunidade para melhorar. Até os maiores empreendedores estão dispostos a admitir que seus esforços iniciais, invariavelmente, trouxeram muitos fracassos. Pessoas mentalmente fortes estão dispostas a falhar repetidas vezes, se necessário, contanto que o aprendizado de cada “fracasso” possa aproximá-los de seus objetivos.
11. Medo de ficar sozinho
Pessoas mentalmente fortes gostam e desfrutam do tempo que passam sozinhas. Eles usam esse tempo de inatividade para refletir, planejar e para serem produtivos. Mais importante, eles não dependem dos outros para sustentar sua felicidade e disposição. Eles podem ser felizes com os outros e, também, podem ser felizes sozinhos.
12. Sentir que o mundo lhe deve algo
Particularmente na atual economia, executivos e funcionários de todos os níveis estão desenvolvendo a percepção de que o mundo não lhes deve um salário, um pacote de benefícios e uma vida confortável, independentemente de sua preparação e escolaridade. Pessoas mentalmente fortes se preparam para trabalhar e ter sucesso por mérito próprio, em todas as fases do jogo.
13. Esperar resultados imediatos
Quer se trate de um plano de exercícios, um regime nutricional ou o início de um novo negócio, pessoas mentalmente fortes focam no longo período. Eles não esperam por resultados imediatos, aplicam seu tempo e sua energia em doses e comemoram cada objetivo e aumento de sucesso obtido. Eles têm o “poder de permanência” (que é a capacidade de continuar eficaz durante um longo período de tempo) e entendem que mudanças significativas levam tempo.
Com essas informações, você considera que tem força mental? Há elementos, citados acima, que você precisa melhorar? Sempre é possível melhorar suas habilidades em cada uma dessas áreas.
Texto originalmente publicado na Forbes. Traduzido e adaptado pela equipe do Tutano.