A cidade de São Paulo oferece milhares de programas e lugares incríveis para nós, paulistanos, conhecermos. Seja em ambientes culturais, como galerias, museus, cinemas e teatros; restaurantes, que vão de lanchonetes aos mais requintados; parques, baladas, bares, praças e muito mais.
Porém, entre tantas opções, algumas delas destacam-se, seja pela tradição ou pelo serviço prestado. Assim, o Guia da Semana lista 30 lugares que todo paulistano deveria ir pelo menos uma vez na vida.
CONFIRA
CINESALA
Eleito o cinema mais confortável da cidade, o CineSala busca a diversidade de filmes e públicos, procurando uma combinação de títulos que sejam populares e, ao mesmo tempo, autorais. Além disso, promove não apenas a disseminação do cinema, mas o encontro e interação das pessoas em torno da arte e cultura.
MERCEARIA SÃO PEDRO
Reduto de escritores e artistas, o boteco tem petiscos deliciosos e cervejas, com estilo simples e espaço de sebo, dedicado a livros e discos.
BTNK
BTNK é um pop up bar que apresenta uma experiência imersiva envolvendo gastronomia, storytelling e música. Uma releitura inspirada na Geração Beat, a vanguarda artística dos ícones Kerouac, Cassady, Ginsberg e Burroughs. Com uma hamburgueria especialmente construída dentro de um vagão de trem antigo, um salão de bar com cenografia original, improvisações cênicas e musicais, um bar com drinks clássicos da época sendo recriados a todo instante.
RUELLA BISTRÔ
Localizado em Pinheiros, o Ruella é quase uma reprodução das vielas do sul da França. A chef e proprietária Danielle Dahoui comanda a cozinha e serve releituras dos pratos clássicos franceses. O ambiente é envolvido por árvores e uma decoração divertida e delicada, deixando os clientes se sentirem em casa.
MIRANTE 9 DE JULHO
De abandonado e esquecido a redescoberto, transformado e inesquecível, o Mirante 9 de Julho tornou-se um local único para quem ama arte, música e cultura. Mais que um monumento histórico reocupado, é também espaço cultural, cafeteria e restaurante, um ponto de encontro para turistas, moradores, trabalhadores e curiosos da região mais efervescente da cidade. Hoje, com diferentes atrativos e um clima deliciosamente cult e alternativo, o Mirante é aberto para todos. É praça para se encontrar, mesa para trabalhar, tela para assistir, comida para experimentar, festa para celebrar.
FAMÍGLIA MANCINI
O tradicional Famiglia Mancini apresenta ambiente decorado com objetos antigos, instrumentos musicais, venezianas, fotos e outros adereços. A casa sugere cardápio repleto de massas caseiras e molhos, além de carnes, aves, peixes e frutos do mar e mais de 100 tipos importados antepastos.
MIS – MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
O famoso MIS tem ganhado grande destaque na crítica e na mídia por suas exposições bem elaboradas. Com a filosofia de registrar e preservar a imagem e o som do passado e do presente para um levantamento de um painel da vida brasileira nos aspectos humanos, sociais e culturais, conta com mais de 200 itens e possui uma programação bem diversificada, agradando a todos os gostos.
MOCOTÓ BAR E RESTAURANTE
Inaugurado em 1973, o Mocotó Bar e Restaurante recebe influências de seu fundador, o pernambucano José de Oliveira, que trouxe toques da gastronomia nordestina para a casa. Comandada pelo chef Rodrigo Oliveira, a casa traz opções como o escondidinho de carne-seca, o baião-de-dois e o atolado de vaca, que leva carne de panela cozida com mandioca, tomatinho, cebolinha e azeitona verde.
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA AUGUSTA
Com salas confortáveis, boa localização e uma lojinha de deixar qualquer cinéfilo apaixonado, o Espaço Itaú de Cinema Augusta é um refúgio para quem procura o equilíbrio entre uma boa programação (com uma combinação de filmes alternativos e populares) e um espaço agradável, mais aberto à rua.
LIONS NIGHTCLUB
O Lions Nightclub dispõe de um ambiente descontraído, que promove a mistura do clássico com a modernidade. Instalado na Praça da Sé, o local teve como fonte de inspiração os antigos clubes de cavalheiros dos anos 50 – com mobília rústica baseadas no estilo neobarroco, azulejaria e lustres holandeses, biombos, latões, espelhos e animais empalhados. Nas pistas de dança, os frequentadores da casa noturna conferem um repertório eclético, com incursões de DJs convidados, além da grande atração da casa noturna: uma pista com efeito 3D, proporcionado por uma técnica de ilusão de óptica aliada à tecnologia de diversos painéis de LED. O público do espaço ainda encontra uma varanda com vista para a Praça da Sé e parte da região central da capital paulista. O bar está localizado no centro da casa, e é ponto de saída de diversos drinques clássicos.
PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Considerada o museu de arte mais antigo de São Paulo, a Pinacoteca do Estado foi fundada em 1905, com apenas 26 obras. Hoje o acervo conta com cerca de nove mil peças que retratam a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Enquanto o segundo andar abriga o acervo fixo do museu, o espaço do primeiro andar do prédio é reservado para exposições temporárias, que ocorrem periodicamente.
MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
O “Mercadão” apresenta mais de 281 boxes para atender cerca de 20 mil fregueses que, a cada dia, levam mais de 350 toneladas de alimentos. Além disso, o mercado conta com uma área de alimentação. Lá, é possível comer o conhecido pastel de bacalhau ou sanduíche de mortadela. De terça a quinta, o ponto turístico realiza visita monitorada por um guia, passando pelos pontos principais do Mercado como o Hocca Bar e a sala VIP do Mezanino. Para participar, é necessário se escrever com atecedência no telefone (11) 3313-2444.
MOSTEIRO DE SÃO BENTO
Um dos principais pontos turísticos da capital paulista, o Mosteiro de São Bento foi fundado em 1598 e entre os destaques que podem ser vistos estão o crucifixo barroco de 1777; as estátuas dos Apóstolos distribuídas ao longo da nave; a capela do Santíssimo Sacramento ricamente decorada; os vitrais da Assunção, dos Evangelistas e de São Bento; e o órgão de tubos feito pela casa Walcker, na Alemanha.
CAPIM SANTO
No Capim Santo de São Paulo, coqueiros, jabuticabeiras, bananeiras e passarinhos convivem harmonicamente num casarão no moderno e agitado bairro dos Jardins. No menu, uma cozinha saudável, de ingredientes e temperos brasileiros e técnicas francesas. No almoço, o restaurante oferece um buffet saudável, com muitas opções vegetarianas, além de carnes, peixes e massas. No jantar, à la carte, releituras de comidas típicas brasileiras e francesas, com influências orientais.
D-EDGE
Com curadoria do empreendedor visionário Renato Ratier e um conceito musical inovador, D-Edge rapidamente se tornou referência no mercado nacional. No período em que as raves e festivais no Brasil exaltavam o Psy Trance e o Hard Techno (sons com alto BPM), a casa evoluiu em conjunto com a música mundial, diminuindo sua intensidade, abordando a musicalidade de forma abrangente inserindo movimentos culturais como o minimalismo, e resgatando influências da Disco na House Music Desde sua abertura a casa mantém noites fixas. Às segundas-feiras acontecem a On The Rocks, projeto que engloba as vertentes do Rock & Roll com discotecagem de artistas e figuras da noite. As quintas é a vez do Moving, projeto que historicamente transitou pelo Progressive, Electro, Tech e Deep House, hoje recebendo grandes nomes da musica eletrônica mundial. Às sextas, acontece a FreakChic, uma festa que permeia pelo universo criativo da moda, na qual é criada uma atmosfera glamourosa guiada pela Disco, Funk Acid e 80’s House. A Mothership acontece aos sábados e apresenta o melhor do Techno e da música eletrônica avançada. O Superafter se trasformou no after hours oficial da cidade de São Paulo, começando às 5 da manha e encerrando somente quando o público cansou de dançar.
PRAÇA DAS ARTES
A Praça das Artes é um complexo cultural que promove apresentações musicais, exposições, programações de cultura popular e diversos eventos culturais, além de abrigar os grupos artísticos do Theatro Municipal de São Paulo e ser sede da Escola Municipal de Música, da Escola de Dança de São Paulo, da administração da Fundação Theatro Municipal e da SP-Cine
VELOSO BAR
O Veloso ganha ares de botequim graças a sua decoração, com azulejos à meia altura, bebidas na parede, quadros de futebol e camisas do Nacional e do Juventus. No cardápio de bebidas, o destaque é para os variados sabores de caipirinha. Já as porções e salgados incluem a tradicional e famosa coxinha de frango com catupiry, bolinhos de carne e camarão, croquetes, sanduíches, além de pratos prontos, como a feijoada e o famoso churros.
PARQUE DO IBIRAPUERA
Um dos parques mais famosos de São Paulo, o Parque do Ibirapuera tem atrações para todo tipo de público. Nos seus 1,6 milhão de m² abriga a Fundação Bienal, o Museu Afro Brasil, o MAM (Museu de Arte Moderna) e a Oca, que é palco de mostras temporárias. Sua infraestrutura oferece aos visitantes campo de futebol de saibro, pista de corrida de seis mil metros, dois playgrounds, sete quadras poliesportivas e aluguel de bicicletas, além de lanchonete e restaurante.
BAR PITICO
Formado por cinco containers em um espaço no Largo da Batata, o bar Pitico abriga uma cozinha, bar, palco, quitanda e escritório. Em um ambiente descolado e com uma pegada alternativa, é possível se reunir no local para beber umas cervejas, experimentar drinks, comer um kebab e até ouvir uma boa música.
CINÉPOLIS JK
A sala é a primeira sala de cinema 4DX da América do Sul. Ou seja, além da já conhecida projeção em terceira dimensão, o espectador tem todos os estímulos sensoriais possíveis da cena, como borrifos de água, jato de ar, poltronas que se movem, odores e iluminação específica. O complexo pertence à rede mexicana Cinépolis e é totalmente voltado ao alto padrão, oferecendo, além dessa novidade, uma sala IMAX e seis salas VIP; todas 100% digitais.
SKYE
O restaurante Skye localizado na cobertura do hotel Unique é comandado pelo renomado chef Emmanuel Bassoleil. Além de sua especialidade, o cozinheiro francês também sugere pratos da culinária italiana e brasileira. O ambiente, todo envidraçado, abriga uma vista para toda a cidade.
LIVRARIA CULTURA – CONJUNTO NACIONAL
Com mais de 60 anos no mercado, a Livraria Cultura conta com um acervo de mais de dois milhões de títulos, entre livros, CDs e DVDs para todos os gostos e idades. A rede conta com 12 unidades, quatro em São Paulo, uma em Campinas, uma em Recife, uma em Porto Alegre, duas no Distrito Federal, uma em Fortaleza, uma Em Salvador e uma no Rio de Janeiro. A localizada no Conjunto Nacional, em São Paulo, desde 1969, é a maior livraria do país, com mais de quatro mil metros quadrados, distribuídos em três pisos.
TERRAÇO ITÁLIA
O Terraço Itália é uma das principais casas de cozinha italiana e se consolidou como cartão postal de São Paulo. O restaurante foi criado nos anos 60, pelo imigrante italiano Evaristo Comolatti que encontrou na bela vista do terraço de um majestoso edifício de 165 metros de altura, 46 pavimentos e 19 elevadores, o lugar certo para instalar o restaurante dos seus sonhos.
TORRE DO BANESPA
Considerada um dos cartões postais de São Paulo, a Torre do Banespa, sede do banco homônimo, proporciona uma vista da cidade que abrange a Serra da Cantareira e o Pico do Jaraguá, num raio de até 40 quilômetros em dias claros. Esse ponto turístico recebe até 5.600 pessoas por mês e seu topo é acessado por uma escadaria a partir do 34º andar da torre. O edifício, que na verdade chama-se Altino Arantes, demorou oito anos para ser construído, sendo finalizado em junho de 1947. São mais de 160 metros de concreto armado, que contam com alguns requintes como o saguão principal, decorado com um lustre de 13 metros de altura e 10 mil peças de cristais, paredes em mármore e piso todo em granito.
EATALY
O maior mercado de gastronomia e produtos artesanais italianos é parada obrigatória na cidade. O mercado é dividido em 22 departamentos, com um total de 7 mil produtos comercializados, que incluem padaria, hortifrúti, açougue, peixaria, rotisseria, pasta fresca, uma fábrica de mozzarella, queijos, carnes curadas, laticínios e todas as categorias essenciais de uma mercearia, como doces, geleias, conservas, azeites, molhos, temperos, condimentos, massas, arroz, bebidas não alcoólicas, vinhos, cervejas, destilados, livraria e bazar. Ao todo, são sete restaurantes temáticos e um restaurante com bar. Em outros pontos de alimentação, encontram-se duas cafeterias, uma chocolateria, um bar de sucos de frutas feitos na hora e um balcão de Nutella
PRAÇA DO PÔR DO SOL
A Praça Pôr do Sol é conhecida por sua vista fantástica da Zona Oeste da cidade. No fim da tarde, jovens e famílias se reunem para admirar o pôr do sol e conhecer muita gente interessante.
SALA SÃO PAULO
Considerada uma das mais belas salas de concerto do mundo – comparável a de muitas salas dos Estados Unidos ou da Europa, mundialmente conhecidas, como o Symphony Hall, de Boston; o Musikverein, em Viena; e o Concertgebouw, em Amsterdã – a Sala São Paulo dispõe dos melhores recursos para adequação acústica às diversas formações sinfônicas e camerísticas. É também utilizada para premiações, solenidades e espetáculos de outros gêneros.
MANÍ
Em um ambiente rústico e minimalista, o restaurante Maní oferece a seus clientes pratos feitos à base de produtos orgânicos. Entre os sócios-proprietários da casa estão a atriz Fernanda Lima e piloto Pedro Paulo Diniz. No cardápio destacam-se o talharim de palmito pupunha, o arroz de lula e o risoto de beterraba. O Maní também abre suas portas para exposições de novos artistas em seu hall de entrada.
CASA 92
Dotada de um ambiente intimista, o bar balada Casa 92 reúne música e gastronomia. A estrutura externa tem jardim de inverno, quintal e um charmoso boulevard. Bares e espaços de serviço estão disponíveis por toda a casa e, após a 1h, a pista de dança começa a funcionar.
FUNDAÇÃO EMA KLABIN
Para quem não sabe, a Fundação Ema Klabin era, na verdade, a própria casa onde a colecionadora morou. Então, apesar de ser um museu e um lugar de pesquisa, o local foi conservado exatamente como era na época em que ela vivia. Assim, logo que entramos, a sensação é de que somos abraçados por ela e todo o seu universo, fazendo da visita um passeio extremamente aconchegante e agradável.
Fonte: Guia da Semana