Para abordarmos este tema, gostaria de sugerir uma reflexão rápida: você tem algum comportamento que não gosta em si mesmo, mas que não consegue modificar?
Quantas vezes você se pegou em situações em que gostaria de agir de forma diferente? Já se perguntou porque é tão difícil mudar um comportamento, mesmo que ele te prejudique de alguma forma?
Se sua resposta for sim, este artigo te dará a oportunidade de entender porque isso acontece e começar a treinar a sua mente para mudar isto!
Os nossos comportamentos estão intimamente ligados às nossas crenças e, frequentemente, influenciam nosso modo de agir e pensar, nos levando a tomar atitudes de acordo com um padrão que nos foi determinado.
Por exemplo: você acredita que chegar atrasado é uma falta de respeito. E isso gera em você o comportamento de ser sempre pontual.
O escritor Peter Senge, no livro A Quinta Disciplina, definiu modelos mentais como “pressupostos profundamente arraigados, generalizações, ilustrações, imagens ou histórias que influenciam nossa maneira de compreender o mundo e nele agir”.
O modelo mental não é necessariamente uma verdade absoluta, mas uma verdade criada de acordo com suas crenças, ou seja, aquilo em que você acredita influenciando seus comportamentos.
Nossos modelos mentais determinam não apenas a forma como entendemos o mundo, mas também como agimos nele.
Outro fato intrigante é que, diante de uma mesma situação, pessoas diferentes podem se comportar de maneiras diferentes, e isso está diretamente ligado aos modelos mentais que cada indivíduo possui.
Reconhecer um modelo mental e trazê-lo para consciência não é uma tarefa fácil, mas é necessária para nos ajudar a entender o quanto somos influenciados por esse padrão de pensamento, ou seja, o quanto repetimos determinados comportamentos em diversas situações.
E é importante lembrar que um mesmo modelo mental pode tanto nos limitar quanto nos impulsionar em direção a objetivos ou em busca de nossa identidade pessoal.
Desenvolver os melhores modelos mentais possíveis para enfrentar qualquer situação que se apresente é o ponto chave para alavancar o processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Duas habilidades podem facilitar o processo de identificação de modelos mentais: reflexão e inquirição.
Refletir refere-se a ter a consciência de como os modelos mentais podem afetar nossa visão de mundo; e inquirir é sobre manter diálogos e interações com outros, compartilhando visões e experiências.
A reflexão trará o modelo mental para a consciência e o questionamento ajudará a definir se esse é o melhor modelo mental a ser utilizado nesse momento, se esse modelo mental te limita ou te alavanca em direção aos seus objetivos.
E você? Quais modelos mentais precisa alterar ou criar do zero?
Entendemos que mergulhar nestes conceitos vai te ajudar, não somente na vida pessoal, como também na vida profissional.
.
Fonte: por Vanessa Campos, trainer da Crescimentum