É preciso falar sobre suicídio. Especialistas apontam que esconder o assunto não contribui para combater o problema. Na luta pela conscientização e prevenção ao suicídio, filmes refletem sobre o tema e enriquecem o debate.
Por ano são registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil e mais de um milhão no mundo. Além disso, 17% dos brasileiros já cogitaram, em algum momento, tirar a própria vida.
Setembro Amarelo: Conheça a campanha que salva vidas
No mês dedicado ao assunto, separamos 7 filmes que abordam o suicídio de forma direta ou indireta:
- Garota Interrompida (1999) – Protagonizado por Winona Ryder, o filme trata da rotina de pacientes com distúrbios mentais – principal causa dos suicídios – em um hospital psiquiátrico.
- Geração Prozac (1999) – A depressão é retratada no longa, a partir da perspectiva de Elizabeth Wurtzel (Christina Ricci), aceita estudar em Haward enquanto lida com a doença clínica.
- Últimos dias (2005) – Do aclamado diretor Gus Van Sant, o filme aborda os últimos dias de Kurt Cobain, vocalista da banda de rock Nirvana, que tirou a própria vida em 1994, aos 27 anos.
- A ponte (2006) – A ponte Golden Gate, em São Francisco (EUA), é um dos destinos mais procurados por turistas, mas também por suicidas. O filme relata a dura rotina do cartão-postal, com depoimentos de amigos e familiares dos que escolheram tirar a própria vida.
- Controle – A história de Ian Curtis (2007) – A ascensão e queda do músico Ian Curtis, vocalista da banda britânica Joy Division, cuja vida se desintegrou sob as pressões da fama e do amor.
- Elena (2012) – O documentário brasileiro narra a trajetória de Elena, jovem que segue o sonho de se tornar atriz longe do país, a partir da perspectiva de sua irmã mais nova Petra. Aos 20 anos, Elena tirou a própria vida em Nova York.
- Um homem chamado Ove (2017) – Ove é um senhor sozinho e ranzinza cuja a vida é recheada de amargura, monotonia e visitas ao túmulo da esposa. Submerso neste cenário, Ove cogita tirar a própria vida.