QUATRO PASSOS PARA AJUDAR UMA PESSOA SOB O RISCO DE SUICÍDIO
– CONVERSE
O primeiro passo é falar sobre isso e, principalmente, ouvir a pessoa. ‘’O que você está sentindo? Por que você está sentindo isso?’’ Chamamos isso de escuta qualificada. No momento em que a pessoa fala, talvez consiga entender e simbolizar o que está sentindo.
– ACOMPANHE
Fique em contato para acompanhar o que a pessoa está sentindo e o que está fazendo.
– BUSQUE AJUDA PROFISSIONAL
Incentive-a a buscar ajuda profissional, e, se possível, se ofereça para acompanhá-la a um atendimento.
Tão importante quanto saber a hora de procurar ajuda é saber onde encontrar alternativas acessíveis para todos os públicos; isso pode ser encontrado em:
* Unidades Básicas de Saúde,
* CAPS
* Serviços de emergência (SAMU 192, UPA 24h, Pronto Socorro e Hospitais)
* Mapa Saúde Mental (https://mapasaudemental.com.br/) – Acolhimento e Atendimento Psicológico gratuito presencial e/ou online em todo o Brasil.
* CVV – (188 ou cvv.org.br) – Apoio emocional e prevenção ao suicídio, 24h por dia, 07 dias por semana, via telefone, chat e e-mail.
– PROTEJA
Se há perigo imediato, não deixe a pessoa sozinha e assegure-se de que ela não tem acesso a nenhum objeto que poderia provocar sua morte (porte de armas, medicamentos, etc).
Saúde mental é vínculo, é acolhimento: eu te escuto e eu dou importância ao que você está falando. Não podemos ter medo de falar sobre isso de uma forma responsável.
Para saber mais, acesse: www.setembroamarelo.org.br
Fernanda Teixeira – Rh