Cultura e Lazer

Do Mar da Tasmânia ao mundo: Tazuni é a mascote da Copa feminina de 2023

Tazuni, um pinguim divertido e fanático por futebol, é a mascote oficial do torneio que será realizado na Austrália e na Nova Zelândia.

O nome Tazuni™ é uma fusão do lugar de onde vem a mascote — o Mar da Tasmânia —e a palavra “unity” (“união”), valor fundamental do evento que será coorganizado pela Austrália e por Aotearoa/Nova Zelândia em 2023

Essa jovem pinguim adora futebol e vai levar a emoção do torneio para uma nova geração de torcedoras e torcedores

Tazuni fará parte das atividades preparatórias antes do evento, e aparecerá nos canais de mídia e nos produtos do torneio

 

Tazuni™, uma pinguim divertida que adora futebol foi revelada hoje como a Mascote Oficial da Copa do Mundo FIFA Feminina de 2023, na Austrália e na Nova Zelândia 2023, capturando o espírito de um evento que irá “Além da Grandeza”.

Baseada na espécie Eudyptula minor, endêmica à Nova Zelândia e à Austrália, Tazuni é a representante perfeita para a região anfitriã e ajudará a levar a emoção deste torneio tão aguardado a uma nova geração de torcedoras e torcedores.

Esperta e confiante, Tazuni se destaca entre a multidão graças a sua característica mecha de cabelo azul. Seu nome é uma fusão de “(Mar da) Tasmânia”, seu lar, e a palavra “unity” (“união”), valor fundamental do evento.

 

                     

 

Com 15 anos de idade, ela joga no meio-campo e se apaixona pelo futebol após se juntar a um grupo de jovens que jogavam uma partida na praia.

Seus sonhos no futebol se tornam realidade quando, uma noite, olha para o alto e vê explodir os fogos de artifício de um estádio nas proximidades. Os garotos e garotas da praia lhe entregam um uniforme de futebol personalizado, e ela caminha a passos largos até o estádio para mostrar seu talento.

 

                   

 

Tazuni se tornará um símbolo importante da Copa do Mundo FIFA Feminina de 2023, na Austrália e na Nova Zelândia, aparecendo nos produtos oficiais do torneio e nas plataformas de mídia, assim como na vida real, nas atividades comunitárias prévias ao evento.

A secretária-geral da FIFA, Fatma Samoura, disse: “O anúncio de hoje é um marco importante no caminho até a Copa do Mundo FIFA Feminina na Austrália e na Nova Zelândia. Tazuni representa tudo que torna a Copa do Mundo Feminina única, e sua história repercutirá entre milhões de jovens torcedoras e torcedores por todo o mundo”.

 

 

“Não vemos a hora de que ela assuma um papel de destaque no torneio e ajude a inspirar a nova geração, enquanto continuamos a levar o futebol feminino e a Copa do Mundo muito além da grandeza”.

Sarai Bareman, diretora de Futebol Feminino da FIFA, disse: “Tazuni é a mascote perfeita para este torneio e exemplifica tudo que há de positivo em relação ao maior evento do futebol feminino jamais organizado, e a nossos países, obcecados com o esporte e prontos para dar as boas-vindas a todo o planeta”.