PESSACH é a “Páscoa Judaica”
PESSACH é a “Páscoa Judaica” também conhecida como “Festa da Libertação”. A data comemora a libertação dos judeus da escravidão no Egito.
A história relata que o povo judeu, durante a fuga apressada do cativeiro no Egito, assou o pão que haviam preparado, sem esperar a massa crescer. Essa abstinência ao fermento virou então um ritual durante a festa do Pessach, onde não se pode comer nenhum alimento fermentado.
Durante as festividades, um jantar especial de comemoração, chamado “Sêder de Pessach”, reúne toda a família ao redor da mesa, onde o pão ázimo (sem estar fermentado), vinhos e ervas amargas completam a refeição.
Pessach é iniciado ao pôr do sol do dia 22/04 e será comemorada durante o período de 23/04 a 30/04. O primeiro e o último dia da festa são dias sagrados de descanso, onde nenhum trabalho produtivo é permitido.
Os dias 23, 24, 29 e 30 a Promex Mais não abrirá, os demais dias funcionamento normal.
OBS. Em respeito a tradição judaica, durante o período de 22/04 a 30/04, solicitamos a gentileza de não deixar ou manter em suas mesas e gavetas alimentos que contenham fermento ou que fermentem, como bolachas, pães, bolos e afins (são permitidos produtos feitos com fécula de batata e tapioca (ex. pão de queijo)).
Desejamos a todos Chag Pessach Sameach! Que significa em português, na tradução do hebraico: “Feliz Festa da Passagem”. Que seja uma passagem para um futuro melhor.