Evolução Pessoal

Por: Luan Lima

Havia planejado começar esse artigo de uma maneira bem legal, mas esqueci.
Felizmente, se você também esquece das coisas, ainda existe esperança! A University College London formou uma verdadeira força-tarefa composta por ex-campeões mundiais de memória e pesquisadores para desvendar os segredos da memorização.

  1. Quanto mais difícil, melhor
    O cérebro trabalha melhor quando é um pouquinho mais exigido.
    2. Vá com calma
    Realizar pausas curtas entre a memorização de uma palavra e outra. Isso garante que haverá tempo suficiente para a fixação do que acabou de memorizar. Além disso, adotar essas pausas durante o processo minimiza a fadiga, uma das grandes vilãs da memorização.
    3. Memorize em ciclos
    Uma maneira mais efetiva de memorizar as palavras é através de ciclos. Por exemplo, memorizar da primeira até a décima palavra, da décima primeira até a vigésima, e então retorna à primeira, sem perder muito tempo em nenhuma.
    A repetição acaba favorecendo bastante a memorização e é mais eficaz do que memorizar as palavras uma a uma, pois você corre o risco de ter esquecido a primeira quando chegar na última.
    4. Faça uma história
    Ao fazer isso, você cria conectivos lógicos que favorecem a memorização, pois permitem que, ao lembrar da primeira palavra, seja mais fácil lembrar da segunda e assim por diante. Tudo estará ligado, como uma história.
    Posteriormente, cada item memorizado servirá como ponto de referência na hora de se recordar.
    5. Tem até aplicativo!
    Ao final do estudo, todas as técnicas e descobertas servirão para aperfeiçoar um aplicativo chamado Memrise, projetado por Ed Cooke, ex campeão mundial de memória. Este app, disponível para Android e iOSutiliza técnicas de memorização no auxílio do aprendizado de idiomas.

Fonte: SOS Solteiros.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário