O Business Model Canvas ou “Quadro de modelo de negócios” é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios. O Business Model Canvas foi inicialmente proposto pelo suiço Alexander Osterwalder baseado no seu trabalho anterior sobre Business Model Ontology.
- “Um Modelo de Negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização.”, Osterwalder.
O Business Model Canvas é um mapa dos principais itens que constituem uma empresa, pode ser também uma receita de estratégia, que deve estar sempre sendo revisado cada quadrante ao longo do tempo para saber se cada um está sendo bem atendido ou se é necessário fazer alteração em algum deles para se conseguir um melhor resultado. O mapa é um resumo dos pontos chave de um plano de negócio, mas não deixa de excluir um plano de negócio em si, é uma ferramenta menos formal que pode ser utilizada com mais frequência no dia a dia.
- Infraestrutura ou respostas “Como?”
- Atividades-chave: As atividades mais importantes para executar a proposição de valor da empresa.
- Recursos-chave: Os recursos que são necessários para criar valor para o cliente. São considerados ativos da empresa e são necessários para manter e dar suporte ao negócio. Esses recursos podem ser humanos, financeiros, físicos ou intelectuais.
- Rede de parceiros: As alianças de negócios que complementam os outros aspectos do modelo de negócio.
- Oferta ou respostas “O que?”
- Oferta de Valor: Os produtos e serviços oferecidos pelo negócio. Citando Osterwalder (2004), uma proposição de valor “é uma visão geral … dos produtos e serviços que, juntos, representam valor para um segmento de clientes específico. Descreve a forma como a empresa se diferencia dos seus concorrentes e é a razão pela qual os clientes compram de uma certa empresa e não de outra.”
- Clientes ou respostas “Para quem?”
- Segmentos de clientes: o público-alvo para os produtos e serviços de uma empresa.
- Canais: O meio pelo qual uma empresa fornece produtos e serviços aos clientes. Isso inclui a estratégia de marketing e de distribuição de uma empresa.
- Relacionamento com o Cliente: A empresa estabelece ligações entre si e os seus diferentes segmentos de clientes. O processo de gestão de relacionamento com o cliente é chamado de customer relationship management (CRM).
- Finanças ou respostas “Quanto?”
- Estrutura de custos: As consequências monetárias dos meios utilizados no modelo de negócios.
- Fluxos de receita: A forma como a empresa ganha dinheiro através de uma variedade de fluxos de receitas. Rendimentos de uma empresa.
Exemplos de como preencher o Canvas
Como desenhar um modelo de negócio? – Vídeo
Canvas e case do Itunes – Download
Modelo de Canvas para uma empresa de TI