Acontece na Promex+

Principais causas que levam alguém a tentar o suicídio
Por cada ser humano ser único e possuir sua própria subjetividade, seria impossível afirmar uma única causa que leva alguém a tentar o suicídio, porém, hoje entende-se melhor quais são os principais motivos que levam a esta ideação. É importante nos informarmos e quebrar o tabu, pois só somos capazes de evitar algo quando entendemos melhor a respeito.

Dentro dos principais fatores que influenciam essa tomada de decisão associada a fatores de risco, podemos citar:
* Fatores genéticos;
* Idade;
* Gênero;
* Transtornos Psiquiátricos;
* Bullying.

Fatores genéticos:
De acordo com os pesquisadores, os resultados encontrados sugerem que o suicídio está ligado a fatores hereditários e genéticos. A chance de ocorrer aumenta quando há alguém na família que já se suicidou e/ou tentou o suicídio.

Idade:
O suicídio entre jovens, de 15 a 29 anos, aumentou em todo o mundo nas últimas décadas, representando a segunda principal causa de morte nessa faixa etária no Brasil.
A taxa também é elevada entre os idosos maiores de 70 anos, devido a fatores como luto de parentes; solidão; existência de enfermidades degenerativas dolorosas, etc.

Gênero:
Os óbitos por suicídio são em torno de três vezes maiores entre os homens do que entre as mulheres. O reforço ao papel de gênero muitas vezes impede os homens de procurar ajuda para os sentimentos suicidas e depressivos; mulheres se suicidam menos porque tem mais redes sociais de proteção e, culturalmente, possuem maior espaço para se abrirem emocionalmente.

Transtornos Psiquiátricos:
Os transtornos psiquiátricos mais comuns incluem depressão, transtorno bipolar, alcoolismo e abuso/dependência de outras drogas, transtornos de personalidade e esquizofrenia.

Bullying:
O bullying caracteriza a situação de agressões intencionais e repetitivas, verbais ou físicas, por uma ou mais pessoas contra um ou mais colegas. Pode acontecer no ambiente escolar, em casa ou no local de trabalho, e quanto mais esse comportamento persistir, mais pode causar sérios prejuízos nas vítimas, em diferentes instâncias, inclusive levando ao suicídio.

Está tudo bem pedir ajuda. Você não está sozinho.
Ligue CVV: 188 ou acesse: www.cvv.org.br

 

 

Fernanda Teixeria – Rh