Nosso cérebro adora ser multitarefa, mas a verdade é que temos muito a ganhar mantendo o foco em tarefas únicas. Entenda como se beneficiar da concentração para manter o foco. Manter o foco pode ser difícil em meio ao fluxo constante de tarefas e obrigações, recebimento e envio de e-mails, telefonemas ou o próprio ambiente de trabalho. Focar, sem dúvida, ajuda a aumentar a produtividade. Mas como fazê-lo?
O primeiro passo é sempre manter sua atenção para o aqui e o agora. Isso reduz a possibilidade de erro, já que o foco faz com que você não se distraia com outras coisas e a tendência é que você consiga realizar suas tarefas sem perder tempo.
Ao mesmo tempo, manter o foco o dia todo não é uma tarefa fácil. Para facilitar sua rotina diária, procure seguir as seguintes dicas:
1. Faça o que é mais importante em primeiro lugar
Procure listar suas atividades pelo grau de importância que elas tem. A importância depende de como a atividade vai impactar seu cliente, o trabalho de outras pessoas que dependem de você ou as determinações de sua chefia.
Concentrar-se para resolver essas tarefas que são mais importantes em relação a outras de menor significado contribui para que o resultado do seu trabalho seja melhor e que você ganhe visibilidade perante a empresa
2. Distribua o seu tempo de maneira inteligente
Procure otimizar seu tempo de trabalho distribuindo as tarefas a serem realizadas no período de um dia, uma semana ou um mês, por exemplo. Foque na atividade e passe para outra quando finalizá-la ou quando tiver que esperar pela ação de terceiros até retomá-la. Só não vale se esquecer dela depois!
3. Treine seu cérebro
Foco é prática, é disciplina. Como você faz para praticar exercícios quando quer ficar em forma? Você capacita seus músculos para aguentar mais peso, para correr etc. Com o cérebro não é diferente. Treine a concentração, o foco, e em pouco tempo você perceberá melhorias significativas no seu trabalho!
//