Saiba mais sobre os feriados de Outubro
No mês de outubro se comemoram muitas datas importantes no judaísmo. Seguindo a tradição religiosa, nestes dias não trabalharemos, independente da religião de cada um. A boa notícia é que todos poderão desfrutar destes dias para reflexão e descanso, sem que sejam repostos ou tenham qualquer ônus.
Mas você sabe o que estas datas significam?
Abaixo um pouquinho dos principais aspectos destes feriados.
03-04
Rosh Hashaná
Significa o início de um novo ano. É a oportunidade de cada pessoa de começar sua vida de novo. Trata-se de um novo começo. Um novo ano representa novas possibilidades.
A essa festa se dá o nome de Rosh Hashaná (pronuncia-se rochachaná), que significa ‘cabeça do ano’. A saudação é Shaná Tová (‘Bom ano’), ao que se costuma responder Umetuká (‘doce’). Ou seja “que o novo ano seja bom e doce”!
12
Yom Kipur
Significa o dia do perdão, é o dia mais sagrado no calendário judaico. Trata-se de um dia de jejum, introspecção e autoanálise, durante o qual são confessados pecados e ora-se por um ano bom e doce.
17-18
Sucót
Conhecida também como Festa das Cabanas refere-se a peregrinação de 40 anos pelo deserto, após a libertação do cativeiro do Egito. É celebrada durante sete dias, e construída a Sucá, uma espécie de cabana que lembra as tendas (ou as nuvens celestiais) que serviram como habitação para os antepassados durante os anos que passaram no deserto do Sinai.
24-25
Shmini Atzeret
Depois de completar os sete dias de Sucot, o “dia seguinte”, oitavo dia, significa que se quer permanecer mais um dia na Sucá (na presença Divina). Dia mais alegre do calendário.