Cultura e Lazer

Dezessete museus do Estado de São Paulo terão entrada gratuita em todos os sábados de maio deste ano. A iniciativa é da Secretaria de Cultura do Estado, que comemora o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e a Semana Nacional de Museus (13 a 19 de maio) ampliando as atividades para o mês inteiro.

O tema da programação de 2013 é “Museu MeUeSEU: de todo mundo”. Além da gratuitidade dos museus, a Secretaria de Cultura do Estado investe na atração de público com exposições inéditas e ações em rede, ou seja, atividades que envolvem mais de um museu.

Na Casa Guilherme de Almeida, por exemplo, haverá uma apresentação que faz parte do projeto “Cinematographo”, do Museu da Imagem e do Som, que projeta filmes mudos sonorizados por músicos ao vivo. Na Guilherme de Almeida, o filme “Fragmentos da Vida”, de José Medina, terá trilha sonora executada por Anna Cláudia Agazzi.

Muitos museus também aproveitarão para exibir exposições inéditas. A Pinacoteca abre a mostra “Seis séculos de arte chinesa na coleção do Musée Cernuschi” no dia 4; o Museu da Imagem e do Som exibe, durante todo mês, o projeto “Maio Fotografia no MIS”, com quatro exposições dedicadas à fotografia.

Os museus que participam em São Paulo são: a Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Catavento, Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Memorial da Resistência, Museu da Casa Brasileira, Museu da Imagem e do Som, Museu do Futebol, Museu da Língua Portuguesa, Paço das Artes, Pinacoteca e Estação Pinacoteca.

No interior, participam o Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão), Museu do Café (Santos), Museu Índia Vanuíre (Tupã) e o Museu Casa de Portinari (Brodowski), que está fechado para restauro, mas fará programação na espalanada em frente.

Fonte: Folha de SP