Novembro Azul. O mês mudou e a cor também, mas a luta contra o câncer continua. Este mês é dedicado à saúde do homem. Com especial ênfase para a prevenção do câncer de próstata.
Muito além de conscientizar, a campanha tem como missão acabar com o preconceito envolvendo os procedimentos do exame.
A falta de informação é uma das grandes barreiras que intimida muitos homens à prevenção e, consequentemente, ao diagnóstico precoce da doença.
No início, o câncer de próstata não apresenta nenhum sintoma e por isso, quando diagnosticado, em 95% dos casos a doença já está em estágio muito avançado.
Como surgiu o Novembro Azul
Surgiu como uma campanha, a qual foi inspirada pelo Movember, um movimento internacional criado para arrecadar fundos para serem utilizados no financiamento de projetos que se destinam à saúde do homem.
O Movember nasceu em 2003 na Austrália. Na verdade, tudo teria surgido com uma brincadeira entre amigos australianos, os quais combinaram que deixariam o bigode crescer demonstrando solidariedade quanto à saúde masculina.
O termo é uma junção de moustache, que significa “bigode”, e november, que significa “novembro”. A escolha do mês se une ao fato de que no dia 17 de novembro comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.