Saiba mais sobre a psicologia das cores

As sensações causadas pelas cores podem nos remeter a valores simbólicos decorrentes de nossas experiências e do contexto cultural que vivenciamos.

Apesar disso, existem alguns padrões amplos de efeitos e sensações cromáticas documentados na literatura pela cientista Eva Heller em seus estudos sobre Psicologia das Cores. Cada cor pode produzir muitos efeitos, até mesmo contraditórios, e cada cor atua de modo diferente, dependendo da ocasião.

 

Está na dúvida sobre qual cor vestir pra festa de final de ano?
Dá uma olhada nessa pesquisa.
😉

AMARELO

Simbologia

O amarelo é uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, jovialidade e alegria.

O amarelo também transmite calor, ilumina e descontrai. Como é a cor base do dourado, simboliza opulência e prosperidade. É também uma cor que carrega grande energia. A parte mais quente do fogo é o segmento amarelado da chama. Transmite otimismo e está associada ao verão e ao calor.

O amarelo desperta novas esperanças para quem está em busca da cura. Contribui com vivacidade, alegria, desprendimento, leveza. Produz desinibição, brilho e espirituosidade. Mas é preciso tomar cuidado com os excessos porque o amarelo pode excitar a ansiedade e aguçar as preocupações.

O amarelo simboliza criatividade, idéias, conhecimento, alegria, juventude. É a cor do sol, trazendo luz para as situações difíceis, ativando o intelecto, a comunicação, a harmonia do todo.

Curiosidades

  • Amarelo é uma palavra que se origina do baixo-Latim hispânico amarellus, diminutivo do Latim amarus, “amargo”.
  • Por ser uma cor chamativa, é bastante funcional quando utilizada para alertar sobre os perigos e informar sobre os cuidados em sinalizações. É a cor internacional das advertências.

Associações

Iluminação, conforto, inspiração, energia, alerta, felicidade, alegria, euforia, espontaneidade, juventude, idealismo, expectativa, descontração, animação, saúde, apoio, divertimento, sol, verão.

LARANJA

Simbologia

O laranja é uma cor quente, sendo a mistura exata entre o amarelo e o vermelho. É uma cor ativa que significa movimento e espontaneidade. O laranja é a cor do sucesso, da agilidade mental, e da prosperidade. Remete ao lúdico, à diversão e à sociabilidade.

Laranja simboliza encorajamento, estimulo, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade.

O Laranja é também a cor da comunicação, do calor efetivo, do equilíbrio, da segurança, da confiança. Estimula otimismo, generosidade, entusiasmo e aumenta o apetite.

Curiosidades

  • O nome laranja vem de narang, o nome da fruta em sânscrito, pois sabe-se que a maior parte dos frutos cítricos é originária de regiões entre a Índia e o sudeste do Himalaia. Quando as laranjas foram trazidas para e Europa e os franceses começaram a cultivá-las, de “nareng” se tornou “orange”. Essa denominação dava a fruta reflexos dourando já que ouro em francês é “or”.
  • No Budismo, a cor laranja representa o símbolo de iluminação, representa o grau supremo de perfeição.

Associações

Desejo, excitabilidade, calor, energia, estimulante, saúde, recreação, sociável, amigável, alegria, diversão, lúdico, cítrico, entusiasmo, fertilidade, vibração, fogo, luxo, calor, força, luminosidade, euforia, prazer, tentação, senso de humor, competição, pôr do sol, chama, luz.

VERMELHO

Simbologia

O vermelho é a cor mais quente e carregada emocionalmente. Ela pode expressar valores opostos do bem e do mal, como o amor e a guerra, como a proibição e a transgressão.

É uma cor ativa e estimulante. Fortalece o corpo e dá mais energia física, força de vontade, conquista, liderança e senso de auto-estima. É a cor da brasa, do fogo consumando em ardência, da paixão, do entusiasmo e dos impulsos. Estimula os movimentos, ajuda a combater o estresse e a falta de energia.

O vermelho significa ainda força, virilidade, masculinidade, dinamismo. É uma cor exaltante e até enervante quando em excessos. É uma cor vibrante que transborda vida e agitação.

Curiosidades

  • Vermelho deriva do latim vermis, “verme, pequeno animal”. E tem relação com a época em que se fazia a extração de pigmento vermeho de moluscos ou de cochonilhas.
  • É a cor mais intensa na Psicologia das Cores que remete as paixões, ao amor carnal, da atração, sedução e erotismo. Também e relacionada ao amor Divino.
  • Na cultura cristã, é o vermelho que dá vida, purifica, santifica. É a cor vermelha do Salvador, símbolo de força, energia e redenção.
  • Na Igreja Católica, o feriado de Pentecostes é celebrado com cores vermelhas pois ele simboliza a chama do Espírito Santo.

Associações

Emoção, energia, vigor, calor, alegria, coragem, extroversão, excitação, intensidade, movimento, dinamismo, velocidade, paixão, impulso, fúria, amor, perigo, poderio, glória, proibição, controle, sexualidade, erotismo, sedução, atração, sangue, fogo.

ROSA

Simbologia

O rosa é a cor da cortesia, da amabilidade, do charme. Também simboliza a suavidade, a maciez e a infância. Remete ao romance, sensualidade e beleza feminina. Rosa se relaciona também com o símbolo do coração. Expressa empatia e o companheirismo, transmite fragilidade, delicadeza e afeição.

Já o magenta transmite a sensação de prosperidade, nobreza e respeito. Equivale a um pensamento reflexivo e místico. Significa espiritualidade e intuição, portanto, é uma cor que simboliza o mundo metafísico. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual.

Curiosidades

  • Esta cor também é referenciada com o termo carmim, do árabe kermes, um pequeno inseto do qual se extraía o corante.
  • Na tradição antiga a cor-de-rosa era uma cor masculina. Em pinturas barrocas meninos aparecem vestidos de rosa. Em quadros antigos, o menino Jesus é retratado vestindo trajes cor-de-rosa.

Associações

Rosa: Encanto, amabilidade, inocência, feminino, suavidade, maciez, delicadeza, infância, charme, cortesia, doçura.

Magenta: respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação.

VIOLETA

Simbologia

A cor violeta é a mistura do vermelho e azul.  O lilás corresponde à mesma mistura mais com adição da cor branca. O violeta e o lilás são as cores mais raras da natureza. Elas simbolizam valores opostos como espiritualidade e sensualidade.

O violeta significa espiritualidade e intuição, portanto, é uma cor que simboliza o mundo metafísico. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. É uma cor, segundo místicos, excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual.

Violeta representa o mistério, expressa sensação de individualidade e de personalidade, associada à intuição e ao contato com o todo espiritual. É aconselhável para locais de meditação.

Curiosidades

  • Segundo estudos sobre Psicologia das Cores da cientista Eva Heller, na antiguidade a cor violeta era a cor do poder. A cor usada por quem governava. No caso, o tom de violeta é a púrpura. Vestir púrpura era um privilégio maior que usar ouro.
  • No império Romano quem usasse púrpura sem autorização era sentenciado à pena de morte.
  • Violeta é a cor usada pelo escalão de bispos e de prelados em suas batinas, nos atos oficiais.
  • No simbolismo cristão, a violeta é a cor da humildade. Entretanto a significação eclesiástica do violeta entra em contradição com o efeito do violeta profano. O violeta também pode ser é a cor da vaidade e dos pecados ligados à beleza.
  • Se opondo ao simbolismo cristão onde a violeta é a cor da humildade, essa cor pode remeter a extravagância.

Associações

Respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação, transformação, luxo, nobreza, magia, extravagância, vaidade.

AZUL

Simbologia

O azul é a cor do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e a sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho.

É a mais fria das cores frias. A cor azul ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, promovendo a saúde emocional. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Simboliza devoção, fé, aspirações elevadas, sinceridade, confiança e tranqüilidade.

O azul transmite favorece a compreensão. É a cor do bem estar e do raciocínio lógico. Favorece a paciência, a amabilidade e a serenidade.

O azul claro provoca uma sensação de frescura e higiene, principalmente combinado com o branco. Já o azul escuro transmite a sensação de infinito.

Curiosidades

  • O termo azul vem do persa lazward, “azul, lápis-lazuli” o que é uma clara referência à cor da pedra lápis-lazuli.
  • Em algumas culturas o azul está relacionado a Divindades. É a cor do céu e associado a deuses em diversas religiões.
  • É cor da pele do Deus egípcio Amon e também do Deus hindu Vishnu.
  • Entre os romanos, Júpiter era o senhor dos céus, e azul era a cor de seu reino.

Associações

Confiança, segurança, verdade, serenidade, intelectualidade, inteligência, independência, espaço, estabilidade, poder, riqueza, superioridade, credibilidade, conservadorismo, harmonia, sinceridade, tecnologia, limpeza, céu, frio, gelo, águas tranquilas, montanhas longínquas.

VERDE

Simbologia

O verde é uma cor calmante que harmoniza e equilibra. Representa as energias da natureza, da vida, da esperança e da perseverança. Simboliza renovação, fertilidade, crescimento e saúde.

É a cor da vida vegetal, da natureza, da consciência ambiental, de tudo que cresce. É a cor da primavera e da fertilidade. Germinar, brotar, verdejarassociam-se com o verde. Trata-se da cor do crescimento, isso também no aspecto econômico e cultural. A primavera significa renovação após um tempo de escassez. A cor verde remete a esperança porque esta, como a primavera, nos faz acreditar que os tempos de privação estão ficando para trás.

O verde limão, mais vivo e amarelado sugere uma força ativa, um aspecto ensolarado. O verde escuro está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor que simboliza tudo o que é viril. Já o verde claro se relaciona ao contentamento e à proteção

Curiosidades

  • Quando falamos em segurança, a cor verde é a cor do acesso livre: dar um “sinal verde”. A mesma simbologia é usada no Green Card norte-americano.
  • Verde é a cor sagrada do Islã. Por isso que a cor verde predomina em bandeiras de países de origem islâmica, como Arábia Saudita, por exemplo.

Associações

Natureza, ambiente, dinheiro, riqueza, família, harmonia, saúde, paz, tranquilidade, segurança, abundância, serenidade, posteridade, suavidade, relaxamento, primavera, juventude, humor, divertimento, felicidade, vida, crescimento, amizade, frescor, aprendiz, acalmar, repousar, equilíbrio, estabilidade, crença, firmeza, árvores, fertilidade, boa sorte.

MARROM

O Marrom é a cor da terra por excelência. Significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto (o bege pode ser considerado como um castanho claro), à estabilidade, à resistência e simplicidade.

Marrom emana a impressão de algo maciço, denso, compacto. Sugere segurança e solidez. É a cor do outono, do recolhimento, e portanto estamos acostumados a associà-lo conforto que buscamos frente ao frio.

O marrom representa a constância, a disciplina, a uniformidade e a observação das regras. Conecta a pessoa à natureza e à terra.

É a cor dos sabores fortes, intensos como café, chá, cerveja e cacau. É a cor dos alimentos cozidos. Quanto mais forte for a cor marrom, mais se dá a impressão que é a comida é “forte”.

Curiosidades

  • A palavra marrom é um aportuguesamento do francês marron que significa “castanha”, ou “castanho”. Dessa forma, quando as pessoas diferenciam a cor marrom da cor castanha, estão geralmente equivocadas. Marron vem de de um radical pré-romano marr-, que se referia a “pedra, rocha”, certamente devido ao aspecto duro da casca da castanha.

Associações

Aconchego, segurança, terra, natureza, madeira, antigo, aromas intensos, outono, preguiça, densidade, solidez, madeira, café, cacau, chocolate.

CINZA

Simbologia

O cinza pode simbolizar estabilidade, sucesso e qualidade, mas em excesso pode transmitir falta de vida. Algo que “se tornou cinzento” nem sempre é visto de forma positiva, pois o termo é comumente usado para expressar a falta de vigor.

Porém, se bem utilizado, o cinza oferece equilíbrio e flexibilidade por ser o equilíbrio entre o preto e o branco. Cinza é a expressão de neutralidade.

Eventualmente a cor cinza pode determinar maturidade e também ser a cor da razão.

Já o prateado, ou cor prata, é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação. Atribui valores relacionados ao metal, como brilho, solidez e valor. Transmite estabilidade, sucesso, qualidade e distinção, principalmente quando associado ao preto.

A cor prata em excesso promove a sensação de frieza e distância.

Associações

Sabedoria, seriedade, maturidade, valor, neutralidade, modéstia, solidão, reflexão, indiferença, inovação, tecnologia, cidades urbanas, chuva, neblina, máquinas, cimento.

PRETO

Simbologia

Preto é a cor do poder, da sobriedade, transmitindo a sensação de sofisticação e elegância.

O preto transmite introspecção, favorece a auto-análise e significa, também, dignidade. Uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo.

O preto também pode sugerir silêncio. Quando brilhante, confere nobreza, distinção e elegância.

O preto é a cor da magia, do misterioso e da introversão.

Curiosidades

  • Do latim pressus, “apertado, denso, comprimido”, de premere, “apertar, espremer” expressava a noção de que se tratava de uma cor onde existiam muitos (ou todos os) pigmentos.
  • O preto é a cor do luto. Na simbologia cromática cristã, o preto é a tristeza pela morte terrena.
  • Coco Chanel criou, em 1930, o “pretinho”, vestido curto, até hoje conhecido como básico para todas as ocasiões formais.

Associações

Magia, mistério, anarquia, noite, elegância, credibilidade, objetividade, sofisticação, conservadorismo, peso, dureza, seriedade, luto.

BRANCO

Simbologia

O branco remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma.

A luz branca traz todas as cores, ilumina e transforma. Representa o amor divino, estimula a humildade e a sensação de limpeza e claridade.

Branco sugere pureza e o infinito. Evoca o frio e a umidade, principalmente quando combinado com o azul.

Está associada à verdade e a honestidade.

É também a cor dos mortos, dos espíritos e dos fantasmas.

Curiosidades

  • O nome branco deriva do franco blank, “claro, branco, brilhante”. Substituiu o latim albus, de mesmo significado, que nos deixou palavras como alvo e alvejante.
  • O branco é a cor do princípio, do novo. No batismo, o início da vida cristã, veste-se branco. No passado as jovens trajavam branco em suas festas de debutantes. Era o início da vida social. O primeiro alimento que o homem recebe é branco: o leite.
  • Na Ásia o branco é a cor tradicional do luto por aqueles que creem na reencarnação.
  • O branco puro simboliza a virgindade da noiva. Mas o vestido de casamento branco, com véu e grinalda, nada tem de tradicional. A moda da vestimenta branca para as noivas só surgiu no século XIX, quando a rainha Vitória da Inglaterra contraiu matrimônio com o príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gotha em 1840.

Associações

Bem, ordem, simplicidade, pureza, verdade, honestidade, perfeição, pensamento, limpeza, otimismo, inocência, paz, dignidade, afirmação, modéstia, alma, harmonia, estabilidade, divindade, leveza, vazio, objetividade, clareza, batismo, casamento, neve, nuvens.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário